VERDE

by Lux Ferreira

/
  • Streaming + Download

    Includes high-quality download in MP3, FLAC and more. Paying supporters also get unlimited streaming via the free Bandcamp app.
    Purchasable with gift card

      name your price

     

about

VERDE eu vejo da janela do meu quarto. Inspiração cotidiana de vida e beleza. Cor que me leva a um estado de conexão muito bonito com algo que é muito maior do que eu. Vejo a essência pura e que traz esperança através da natureza. Traz frescor. Eva Heller (uma escritora e cientista social alemã) diz que os que apreciam essa cor, a visualiza em seu tom mais claro, representando de forma mais precisa o que mencionei no início. Então, para mim, era inevitável que a transformação da cor em música passasse pelas experiências com alguma versão mais clara do verde no espectro. De fato esse é um verde mais feliz e foi muito melhor para o meu mês que eu fizesse a música dessa forma. Penso até em algum momento fazer uma canção sobre alguma versão mais escura do verde, mas para o agora, o importante era trazer a vida da natureza de uma forma mais leve e simples através dos sons.

Essa canção se difere em muito da opção de estética sonora utilizada nas últimas três. Isso foi escolhido propositalmente para que a simplicidade dos timbres orgânicos estivessem em evidência. O ORG NICO torna-se principal por conta da cor. Atabaques, shakes, kalimbas e timbres que remetem a madeira e sopro. Tudo ali precisava soar vivo e por isso não existe um beat presente, mas sim, a poliritmia criada para gerar uma atmosfera dançante pelas coisas naturais.

A canção (melodia e letra) vieram logo depois de passar algumas horas sentado no Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Lá foi meu ponto de contato com o verde para o processo de imersão na cor. Dia de sol, verdes reluzentes, muitos insetos me picando e fazendo marcas que levei para o estúdio quando sentei no piano para criar a composição. A letra revela muito disso: o quanto dessa grandiosidade e diversidade me colocam no chão. Me colocam em um lugar de humildade, por saber que sou apenas mais uma partícula vivente nessa imensidão da vida. Mas também, me mostra o quão significativo sou para esse processo, sendo racional e compreendendo as coisas que vivencio. Ou seja, fui criado para admirar, mas também para possibilitar admiração. O caminho que traço não é só meu e me revela cada vez mais sobre quem está além de mim.

O verde me mostra muito do que eu sou e do que ainda preciso ser. A cor marca o início de um novo ciclo para mim. Um ciclo onde cada vez mais percebo a beleza da simplicidade das coisas novamente. Ressurreição talvez seja o substantivo mais correto a ser utilizado para esse período, principalmente agora na páscoa.

VERDE é expressada na natureza e ao observá-la, eu me sinto parte dela.

lyrics

a beleza que ecoa é farta
a cada olhar que existe em mim
natureza e as proezas raras
pra me mostrar o chão

tuas coisas pra mim são sagradas
vida e direção

a beleza que ecoa, exalta

credits

released April 8, 2018
Música, letra e produção por Lux Ferreira em Março de 2018

Programações e teclados: Lux Ferreira

No Estúdio Playground (Botafogo, Rio de Janeiro):
Vozes: Lux Ferreira e Mari Milani
Técnico de gravação: Junior Neves
Auxiliares de gravação: Carlos do Complexo e Henrique Pernambuco

Mixagem: Rafaela Prestes no Estúdio Forte Apache (Santa Tereza, Rio de Janeiro)
Masterização: Martín no Espaço Sideral (Humaitá, Rio de Janeiro)

license

all rights reserved

tags

about

Lux Ferreira Rio De Janeiro, Brazil

contact / help

Contact Lux Ferreira

Streaming and
Download help

If you like Lux Ferreira, you may also like: