LARANJA

by Lux Ferreira

/
  • Streaming + Download

    Includes high-quality download in MP3, FLAC and more. Paying supporters also get unlimited streaming via the free Bandcamp app.
    Purchasable with gift card

      name your price

     

about

LARANJA é a abertura para o que precisava ser vivenciado em Janeiro. É alegre, divertida e traz lados que eram explorados com menos intensidade pelo artista. A partir do momento que o mês de Janeiro começa é também o início de um novo ano. Novas experiências eram necessárias. Não mais só as experiências internas, intensas e solitárias que o vermelho proporcionou, mas também interações com o externo. Se abrir, olhar para o outro, se interessar pelo que toca o próximo e entender a alegria de viver na diversão e euforia foram o que nortearam as composições desta cor.

Pequenas coisas como ir à praia ou em algum evento que muitas pessoas estivessem presentes, proporcionaram uma nova visão para o processo criativo. Ao longo do mês, pessoas foram ouvidas. Percepções diferentes de um mesmo assunto possibilitaram gerar uma forma nova de pensar. Por conta da sociabilidade que o laranja proporciona, novos caminhos foram desmistificados para resultar em uma obra feliz. Felicidade, enfim! Os sons da praia foram captados. Crianças correndo, gritando e se divertindo. O mar e suas ondas. Os vendedores ambulantes e suas falas conhecidas. Conversas movimentadas pela areia e a vida em meio a tudo isso. A atmosfera já estava criada e a composição surgiu a partir dela mesma. As notas, acordes e timbres praianos reinam ao som do verão. Janeiro não poderia ser mais bem representado do que pelo laranja no Rio de Janeiro. Os efeitos aquáticos e balões borbulhantes que estão presentes tem seu fundamento na própria atmosfera criada anteriormente. Tudo faz sentido.

Apesar disso, a obra ainda não estava completa. Entender o outro é muito importante, e para Lux, era necessária uma experiência em conjunto para aprofundar o resultado final de LARANJA. Foi a partir disso que surgiu a colaboração de Mari Millani. A experiência proposta era que os dois estivessem em um ambiente parcialmente silencioso onde ficariam sentados olhando um para o outro durante o período de trinta minutos. Não poderia haver fala ou conversa a não ser a do olhar. Uma experiência tão profunda quanto a experienciada em VERMELHO, porém era uma profundidade de um modo diferente. Agora era possível entender e se comunicar através de outros sentidos. Muitas gargalhadas e risos no início. Depois, poesia nas mensagens, preocupações, amor, carinho e conforto que eram enviadas através dos olhares. Expressões que não eram calculadas, apenas vivenciadas. Tudo era muito intenso e a troca deixou os dois artistas em um estágio de contemplação. No estúdio, se depararam com frequências que confortavam os ouvidos e desse processo surgiu a segunda parte da canção, além da construção melódica da primeira parte. Qualquer som produzido ali, conduzia a audição de uma canção que nitidamente era muito maior do que eles.

Logo depois da excitação de um dia na praia, veio a calmaria da contemplação de um pôr do sol também laranja. Nessa música, a onda de arrebatamento e satisfação estão unidas para mostrar o que a cor representa na visão do artista.

lyrics

____________________________

depois da praia, o pôr do sol e calmaria
observar e ser observado
não mais a força de dentro, mas também o que vem de fora
interação e compartilhamento
informação que vem do outro
afeto e olho no olho

felicidade estampada, risada
nada e tudo no mesmo lugar
a diversão e constrangimento de estar
completamente legível apenas no olhar

sensatez e felicidade totalmente aparentes
prima do calor, prima do fogo
prima da claridão
é eufórica e chama atenção
____________________________

credits

released February 5, 2018
Produzido por Lux Ferreira em Janeiro de 2018
Música composta por Lux Ferreira e Mari Milani

Sintetizadores e bateria eletrônica: Lux Ferreira
Vozes: Mari Milani e Lux Ferreira

Mixagem: Rafaela Prestes no Estúdio Forte Apache (Santa Tereza, Rio de Janeiro)
Masterização: Martín no Estúdio Puro Mastering (Buenos Aires, Argentina)

license

all rights reserved

tags

about

Lux Ferreira Rio De Janeiro, Brazil

contact / help

Contact Lux Ferreira

Streaming and
Download help

If you like Lux Ferreira, you may also like: