VERMELHO

by Lux Ferreira

/
  • Streaming + Download

    Includes high-quality download in MP3, FLAC and more. Paying supporters also get unlimited streaming via the free Bandcamp app.
    Purchasable with gift card

      name your price

     

about

"Se alguém diz vermelho - o nome da cor - e 50 pessoas ouvirem, pode-se esperar que hajam 50 vermelhos diferentes em suas mentes." - Josef Albers

VERMELHO é o despertar para a vontade e a dor sentidas durante o mês de dezembro de 2017. Tudo que foi vivenciado, contribuiu para o resultado final da obra. O processo inicial de criação envolveu o estudo da cor tentando fazer conversões simplórias através dos cálculos físicos já existentes. Porém, por conta da distância entre as frequências visuais e sonoras foi possível notar que fatores mais abstratos deveriam ser levados em conta no momento da criação e produção da faixa. Assim como muitos artistas desenvolveram seus próprios métodos de comparação para criarem seus "órgãos de cores", Lux achou conveniente utilizar outros meios para encontrar seu resultado final. Foi assim que surgiu a oportunidade de descartar que o tom da canção estivesse simplesmente em acordo com o cálculo físico, e na verdade encontrar um fundamento em seu lado poético e abstrato dos sentimentos. Além disso, a partir desse pensamento foi possível levar em conta, não só o tom da canção mas também cada timbre escolhido e criado, a entonação das vozes gravadas, a escolha harmônica e cada nuance da música composta.

Algumas experiências foram escolhidas para que a realidade da cor estivesse nítida na estética sonora e identidade musical da faixa. Em uma delas, o artista se colocou em um quarto totalmente escuro apenas com a cor sendo emitida pela tela de um computador. Todos os pensamentos e sentimentos foram escritos e deram os fundamentos para a composição. A experiência se repetiu algumas vezes ao decorrer do mês. O segundo passo foi transcrever musicalmente os sentimentos vivenciados naquele quarto. Após essa experiência de encontro, o tom de ré maior foi escolhido para ter predominância e representar VERMELHO. Isaac Newton (1704) e Alexander Wallace Rimington (1893), em seus estudos, também chegaram em uma conclusão similar a respeito da mesma cor.

A intenção agressiva, ao mesmo tempo desperta desejo. Nessa composição, o detalhe está na construção e na transformação. No início, guerra. E as notas de ré e dó sustenido ficam presentes o tempo inteiro da primeira parte da canção para enfatizar o sentimento. O que acontece no meio da música é reflexão de tudo que despertou e em seguida recai sob uma melancolia em tom menor. O que foi construído se desconstrói com a nova harmonia em ré menor. Logo depois da melancolia, a agressividade/impulsão voltam à tona novamente para que seja relembrada a essência do que é para ser transmitido.

É importante ressaltar que, na visão do artista, isso não é uma demonstração para enaltecimento próprio. É verdade que a criação por si só engrandece o criador, porém as experiências e resultados presenciados só possibilitam mostrar uma pequena parcela da criatividade e grandeza da verdadeira grande fonte de tudo. O Criador dos criadores possibilita que essa pequena parcela seja interpretada e colocada de forma palpável através da arte. Fazer parte dessa realidade já é incrível. É um retrato do artista possível por algo muito maior e o resultado é exatamente esse que agora pode ser contemplado.

lyrics

_____________________________________________________

seguindo a trilha da vida
fazendo as trilhas da minha vida
musicais como reconheço
guerra, às vezes raiva mas também desejo

se o amor é completude, o agora {no vermelho} é recomeço.
pelo menos pra mim.
a beleza da classe e elegância contidas também são dolorosas como o sangue que escorre

esse que me cura e me coloca na condição frágil humana temporal
revela minha essência e também minha dor.

essa é a cor que associam de maneira estranha com o amor
na verdade, não acredito que tenha a plenitude da essência disso tudo.
apenas parte dela.
o amor é muito além.

essa é a cor onde a ira e o anseio se misturam
onde a dor e a vontade encontram casa.
desejo desesperado, mas oportunidade de continuar
seguindo a trilha da vida
fazendo as trilhas da minha vida
_____________________________________________________

credits

released January 4, 2018
Música, letra e produção musical por Lux Ferreira em Dezembro de 2017

No Mapa Estúdio (Gávea, Rio de Janeiro):
Voz, sintetizadores e bateria eletrônica: Lux Ferreira
Arranjos vocais adicionais: Tomás Tróia e Duda Beat
Vozes adicionais: Tomás Tróia e Duda Beat

No Estúdio Playground (Botafogo, Rio de Janeiro):
Bateria: Théo Zagrae
Rhodes: Lux Ferreira
Técnicos de gravação: Junior Neves e Carlos do Complexo

Mixagem: Rafaela Prestes no Estúdio Forte Apache (Santa Tereza, Rio de Janeiro)
Masterização: Martín no Estúdio Puro Mastering (Buenos Aires, Argentina)

license

all rights reserved

tags

about

Lux Ferreira Rio De Janeiro, Brazil

contact / help

Contact Lux Ferreira

Streaming and
Download help

If you like Lux Ferreira, you may also like: